Refletindo um pouco sobre amor, por Iacy Batista Garcia


Na semana passada, vimos um pouco sobre a “sexualidade para o amor”: fomos criados para amar. O corpo e a alma devem expressar o amor doação. Vivenciar a caridade abre caminho para uma sexualidade saudável. Mas, afinal, o que é o amor?

O YOUCAT, n. 402, nos apresenta que o amor é a livre entrega do coração. E que quando amamos uma coisa seriamente, temos tanta vontade dela que saímos de nós mesmos e entregamo-nos a esta coisa. Cita o exemplo do músico que se entrega a sua obra-prima, a música. O YOUCAT nos aponta, ainda, que o amor pode estar presente na amizade. É muito bom ter amigos, não é mesmo?

A mais bela forma de amor deste mundo, segundo o YOUCAT, é o amor entre um homem e uma mulher, “no qual duas pessoas se entregam mutuamente para sempre. Esse amor humano é uma imagem do amor divino, o amor por excelência. O amor é o que Deus trino tem de mais íntimo. Em Deus, existe partilha constante e entrega perene. Quando o amor divino transborda, participamos no eterno amor de Deus. Quanto mais o ser humano ama, mais parecido fica com Deus” (YOUCAT, n. 402).

Iremos trazer uma reflexão mais específica sobre o matrimônio em um outro momento. Por ora, queremos trazer algumas conclusões gerais sobre o trecho citado: amar não é cobiçar, não é um desejo egoísta, não é “sufocar” o outro, não é uma imposição. Amar é uma entrega livre, algo que nos impulsiona a uma dedicação que nos faz crescer e que faz o outro crescer também; é uma escolha. E somos chamados a escolher o amor todos os dias. Pode parecer difícil, mas com a graça de Deus vamos dando pequenos passos ao longo da vida, alcançando a maturidade em amar. “No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro” (I Jo 4, 18 e 19).

Pensemos sobre o amor de Deus por nós e no modo como temos vivido: temos amado? Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio, para que amemos da maneira que somos chamados. Nossa Senhora, Mãezinha do Céu, Mãe de Amor, interceda por nós junto ao seu Filho Jesus, porque queremos amar mais.

Sugestão de leitura: YOUCAT; é o Catecismo da Igreja Católica para jovens e adolescentes, em forma de perguntas e respostas. Ele está dividido em quatro partes: “Em que Cremos”, “Como Celebramos”, “A vida em Cristo” e “Como devemos Orar”. Foi aprovado pela Congregação para a Doutrina da Fé. Em www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/letters/2011/documents/hf_ben-xvi_let_20110202_youcat.html, você encontra o prefácio do YOUCAT escrito por Bento XVI, papa na época da publicação. Você poderá encontrar a obra completa em livrarias.