Dinâmica: “Deus me ama como sou”

Dinâmica: “Deus me ama como sou”
Idade: a partir de 11 anos.
Citações bíblicas:
“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Gênesis 2, 27)
“Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo.” (Isaías 43, 4)
Material: Envelope branco ou folha de papel sulfite para fazer um envelope, lápis de cor, canetas hidrocores, podendo utilizar material para colagem também.
Como fazer?
Ler a citação de Gênesis 2, 27, seguida de uma pequena pregação. Fica como sugestão a pequena pregação do vídeo. Após a pregação, pedir para que cada adolescente escreva seu nome em um envelope e o enfeite com cores, desenhos, símbolos, colagens que representem o que são, coisas que gostem, que se identificam. Pedir para que cada um apresente seu envelope. Dependendo do número de pessoas, divida-as em grupos para que todos tenham a oportunidade de expor o que fez. Isto é muito importante. Em seguida, ler a passagem de Isaías 43, 4, seguida de outra pequena pregação, que pode ser a do vídeo. Importante dizer que não há envelopes iguais porque cada um é de um jeito. E que cada um é muito amado por Deus do jeito que é. Cada envelope é o seu coração estilizado; a forma como você se expressa no mundo.

Dentro do envelope, coloque papéis com sentimentos; lembranças, o que vier ao longo dos dias. Quando houver a oportunidade de um outro encontro, fazer uma oração apresentando todos estes envelopes com sentimentos. Ninguém vai saber o que vai estar dentro dos envelopes. A não ser que você queira. Colocar diante do Santíssimo, da cruz, da imagem de Nossa Senhora, do altar do Senhor. Estes gestos reforçam que Deus espera que eu entregue tudo isso a Ele para que Ele possa cuidar; entrego, assim, o que está em meu coração e tudo o que sou. Colocar em um papel é uma forma de expressar o que está em mim. Nossa afetividade (capacidade de afetar a mim e aos outros) e nossa sexualidade (forma com que me expresso no mundo) serão, assim, entregues a Deus.
Outra sugestão: Faça, também, uma roda de conversa utilizando o texto “Sexualidade para o amor”. Está postado em “Afetividade e Sexualidade” aqui no Blog. Até a próxima. Paz e bem.

Iacy Batista Garcia