O CHORÃO – o poder das lágrimas




CONVERSA DE PAI E MÃE (TEXTO 7)

O som do choro de uma criança corta qualquer coração. Mas se for constante esse choro pode tanto dilacerar seu coração quanto te tornar uma geladeira de insensibilidade. Tudo isso depende do motivo do choro ou de quantas horas de sono você teve na noite anterior.

Por que acontece?

A criança pode estar chorando pra avisar que está com fome ou sono, machucado ou com medo.
O objeto de nossa reflexão são os as crianças que choram para se fazer de vítimas ou porque gostam de ser tratadas com “luvas de pelica” de tão mimadas que são. Estas usam as lágrimas para conquistar simpatia ou tratamento especial. Você termina rastejando para satisfazer seus desejos, ou por medo de um berreiro ensurdecedor.

Qual a melhor estratégia?

- Verifique se o choro é provocado por algo sério ou simplesmente pela necessidade de atenção especial.;
- aprenda a distinguir o choro justificado (fome, dor, sono e outros), do choro usado como instrumento de poder e domínio;
 - Diga à criança que é difícil falar com ela quando está chorando, mas que você ficará feliz em conversar a respeito quando ele estiver mais tranquilo. É boa ideia deixa-la sozinha por algum tempo para se acalmar. Não deixe as lágrimas alterarem quaisquer regras ou decisões já tomadas anteriormente – como horário de dormir ou pequenas tarefas;
- quando seu filho para de chorar e quer falar sobre o problema, dedique a ele atenção total;
- Ajude seu filho a ser independente. Não tente protegê-lo sempre, ou ser companheiro (a) constante.
- Designe-o para fazer sozinho algumas tarefas, isso dará à criança maior sensação de competência.

Reflexão

Uma das causas da manifestação da criança chorona está ligado também a traumas devido à forma como exigimos desta criança algo além do que ela pode dar. O sentimento de incapacidade e incompetência pode provocar na criança uma negação de si e uma insegurança nas atitudes, esperando sempre reconhecimento e aprovação. Experimente rezar por ela no colo ou na cama ao dormir, cante canções calmas e religiosas. Faz uns afagos e dizendo o quanto você a ama e o quanto ela é capaz....O Senhor tem predileção pela oração de mãe. Lembremo-nos da Virgem Maria intercedendo pelos noivos na bodas de Caná (Jo 2,1ss)

Rezemos juntos: “Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!”

Semana que vem vamos refletir sobre O MENTIROSO “Foi o monstro que quebrou a lâmpada! Verdade!”

Deus os abençoe!