EVANGELIZAÇÃO DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA - 0 a 2 anos

 

0 A 2 ANOS – A IDADE DA GRAÇA

 

Nesta faixa etária a criança prende-se ao movimento, ao tom da voz e não ao conteúdo que é expresso pelo adulto.

O vínculo afetivo é totalmente com a mãe, é uma relação praticamente simbiótica (são um só) e esta ligação com a mãe irá alicerçar as estruturas de sua fé. Se a criança  chora com dor ou incômodos é acalentada, se tem sono, é embalada, se está com as fraldas sujas é trocada, estas atitudes produzem CONFIANÇA, pois tem certeza de que a mãe não a abandona e que vai ajudá-la. Ao mesmo tempo se a criança não é acolhida em sua dor, em seu sono, em suas necessidades básicas, o sentimento que irá nutrir é DESCONFIANÇA, pois não fazem nada para aliviar sua dor, desconforto  ou sofrimento. Estes sentimentos CONFIANÇA e DESCONFIANÇA como foi dito anteriormente é a base para a estrutura da fé, confio ou não confio.

 COMO EVANGELIZAR NESTA FASE?

A fé será despertada através do toque, dando-lhe o colo, o afago, o carinho, o sussurro em seu ouvido que acalma e conforta Nossa Senhora é Modelo para nós.

JESUS É A LUZ DO MUNDO- Usar sempre uma vela quando orar, explicar que Jesus é a luz que indica o caminho, que com Ele estará sempre seguro.

DURANTE O BANHO - O banho lembra o batismo, quando banhar a criança falar de seu batismo, relembrar o dia, as emoções, falar dos padrinhos, como aconteceu, lembrando que Jesus é fonte de água viva.

REZAR JUNTO- Através de imagens e figuras da Mãezinha do céu, Papai do céu, anjinhos, ensinar a criança a jogar beijos, acariciar, abraçar, despertando o amor à santidade. Cantar pequenas canções também remete a oração, Mãezinha do Céu Anjinho da guarda, também indico o DVD Pescadores Kids Baby, que você pode adquirir pela internet.

Móbiles e imagens e figuras de santos, anjinhos, também podem e devem ser utilizados como estratégias para evangelizar, lembrando que o tom de voz, o toque, o olhar são e devem ser utilizados para evangelizar.

As histórias devem ser rápidas e curtas. Eles gostam de fantoches e objetos que fazem parte de seu convívio, histórias inventadas e curtas funcionam muito bem nesta fase, você pode contar histórias sobre como Jesus à ama, como seu nome foi escolhido por Deus Pai, que mesmo que se os seus pais um dia faltarem Jesus nunca faltará, Ele é um amigão, está sempre perto...

ORAÇÃO DE CURA – A oração deve ser voltada para o perdão de quem cuida mãe, avós, por ter passado uma sensação de desamparo e descuido, criando a desconfiança na criança.

 “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja  glória, agora e para sempre! Amém.”        2 Pedro 3:18

 



Vejam os outros artigos publicados essa semana no blog, pois um complementa o outro.