O TÍMIDO – o escudo da passividade

CONVERSA DE PAI E MÃE (TEXTO 16 )



O Comportamento

Alguns de nós temos a dolorosa lembrança de ter sido socialmente desajustado quando criança. Por isso, corta o coração ver crianças sós, mirando o chão, enquanto uma animada festa de aniversário está acontecendo em sua volta. Crianças tímidas têm dificuldade para fazer amigos.

Por que acontece?

Crianças tímidas se comparam constantemente a outras e ficam em pânico mortal ao cometer um erro. Sua timidez pode ser intensificada se têm irmão (ã) que é um sucesso social, com o qual sentem não conseguir competir.

O que fazer

Como transformar um botão em uma rosa esplendorosa?

- Dê a seu filho dicas de como ser sociável. Faça jogos de dramatização para que ele aprenda como quebrar o gelo de outras crianças.

- Mostre a ele como entrar em um grupo desconhecido quando deseja brincar com outras crianças. Em geral, tudo de que ele precisa é integrar-se lentamente ao jogo, em seu próprio ritmo.

- Fortaleça-o. Para crianças tímidas, falta a coragem de enfrentar a rejeição.

Deixe seu filho aprender  com você. Ele provavelmente é muito observador (característica própria do tímido), permita observar você interagindo socialmente.

- Não insista com seu filho para fazer o que não deseja.

- não deixe que seu filho se retraia. Garanta que ele adquira desenvoltura social pela convivência com grupos: matricule-o na escola, grupos de escoteiros, e clubes de lazer com áreas que demonstre prazer como natação – judô, e outros. Quanto mais praticar, maior será seu desempenho social.

- CUIDADO! Não exagere no investimento social! Essas crianças gostam e precisam de tempo para si mesmas.

- Não force seu filho a ser amigos de todos. O tímido faz poucos amigos, mas são de extrema confiança.

Reflexão

Importante saber que timidez não é um mal em si. As pessoas de temperamento mais reservado têm valores que, se trabalhados e valorizados serão excelentes profissionais, pessoas de alto grau de confiabilidade em tarefas que exigem sigilo. São excelentes confidentes.

Importante lembrar aqui um personagem bíblico que era muito tímido e mesmo assim desempenhou uma missão de profeta. Estamos falando do profeta Jeremias. O Senhor o chama para uma missão, mas ele retruca dizendo “Ah! Senhor Deus, não sei nem falar, sou apenas uma criança!” Esta forma de dizer de si mesmo demonstra sua insegurança e timidez, mas o que o Senhor faz? Deixa- o de lado devido a sua timidez e senso de incapacidade? Não! O Senhor olha além, ele olha a potencialidade e lhe dá capacidade para realizar a missão. O Senhor diz a Jeremias “Não digas: sou uma criança, pois, a quantos eu te mandar profetizar tu dirás....O Senhor tocou minha boca e diz : Eu ponho minhas palavras em sua boca...” (Jr 1,1-9).

Portanto, tenhamos como o Senhor um olhar que enxerga além das aparências e passemos a perceber as potencialidades por trás de cada criança.

Deus abençoe sua semana. Reflita um pouco mais tomando o texto citado, você vai descobrir que tem um pouco do profeta dentro de ti.


Na semana que vem conversaremos sobre o tema – O VALENTÃO - O terror da escola

Paulo Martins