Fases do desenvolvimento psicossexual – FASE DA LATÊNCIA

 
           Seguindo o estudo de FREUD, agora iremos falar um pouco da idade de 6 anos, o autor não especifica uma idade  limite para o encerramento desta, então iremos subdividi-la com  conhecimentos e aprofundamento nos estudos realizados, tomando o cuidado de salientar como evangelizar nestes períodos. Trabalharemos um pouco esta semana dando continuidade na próxima ok?

Freud coloca que nesta fase grande parte da energia da criança é conduzida para o desenvolvimento de novas habilidades e a aquisição de novos conhecimentos. LATENTE – significa “oculto”, a libido agora está adormecida, a sensibilidade é difusa.

O vínculo que na fase anterior se limitava a família, agora se estende aos vizinhos a escola.

Até os 10 anos aproximadamente a criança apresentará  INFERIORIDADE, caso a CONFIANÇA da fase anterior não foi afirmada, ou apresentará INDÚSTRIA produzindo e desenvolvendo habilidades e tarefas.

A criança nesta idade necessita e confia em Deus, reconhece o pecado. Tendo um senso de “cobrança e punição” muito sério.  

A oração nesta idade deverá focar:

 
·         O EQUILÍBRIO DO DESEJO DE APRENDER - fase onde se desenvolve a alfabetização, a cobrança é grande na criança, tanto da escola quanto da família;


·    ALIENAÇÃO DE SI E DE SUAS TAREFAS – conforme vai crescendo é dado tarefas, atividades para serem executadas, muitas vezes é recriminado por não fazer de forma perfeita., ou da forma como o adulto gostaria.


·   SOBERBA - Como tem uma necessidade muito grande de “mostrar que sabe” pode desenvolver autoestima elevada, soberba, humilhando os colegas.
Nesta idade o evangelizador  instrui a frequentar a catequese.
Na evangelização  poderá utilizar de histórias ilustradas, mímica, teatros, jogos de desafio, usar de muitas brincadeiras, ensinar a rezar o terço, noções do sacramento, incentiva-o a evangelizar os outros e ensinar a retirar mensagens da  palavra
 



Para ver as postagens anteriores clique AQUI

Se você tiver sugestão para algum tema que possamos refletir, envie para nosso e-mail dominuspuer@gmail.com