O VALENTÃO - O terror da escola

CONVERSA DE PAI E MÃE (TEXTO 17)

O comportamento 

O valentão é o tipo de criança que adora intimidar as outras, sobretudo as menores.

Ele é muitas vezes violento e pode extorquir dinheiro ou arrasar o lazer de outras crianças simplesmente por ser desmancha-prazeres. O seu alvo preferido são os irmãos mais novos e os mais indefesos na escola.

 

Por que acontece

Crianças provocadoras frequentemente se sentem subjugadas ou desprezadas. Para compensar, aprendem como parecer poderosos observando os adultos, principalmente seus pais. Os pais “poderosos”, que estão sempre gritando e comandando a família, são modelos perfeitos para o valentão.

 

Medidas práticas

- Não siga o impulso natural de devolver agressão, perpetuando um círculo vicioso. Talvez tenha sido o início de tudo... Para ajudar seu filho (a) a mudar de comportamento, pode ser que você precise mudar sua maneira de agir. Pare de gritar, impondo ordens. fale com voz branda e calma.

- É da maior importância ensinar para a criança briguenta a compaixão por outras pessoas.

- Divida poderes da família com ele. Solicite opiniões e ideias.  Pois geralmente estas crianças tem aptidão para liderança, é preciso usar tudo isso para o bem.

- Conte histórias de crianças que  foram vítimas de violência – não como lição, mas como reflexão. Faça lhe perguntas como “O que você pensa que uma criança sente quando é empurrada do balanço?”

- Em casa estabeleça regras como: não contar piadas sujas ou racistas; não aborrecer pessoas em público; não ferir, não gritar; não roubar.

- Seja afetuoso. Convença-o de que você acredita na sua capacidade de mudança. Quando notar alguma melhora, faça comentário positivo e respeitoso. Tenha paciência. Esse problema leva tempo para ser resolvido.

- Logicamente seu filho não pode brincar com outras crianças sem ser “monitorado” seus ímpetos agressivos. Para isso, ficar isolado em casa, brincar sozinho podem ser medidas eficientes.

- Se quebrar ou atirar objetos alheios deve indenizar o dono com seu próprio dinheiro.

- Mas ATENÇÃO. Crianças violentas podem tornar-se perigosas, em especial para os irmãos mais novos. Se a situação começar a fugir do controle, procure ajuda de profissional especializado.

 

Reflexão

Retomemos algo dito logo no início de nossa conversa quando comentamos que crianças provocadoras aprendem como parecer poderosos observando os adultos, principalmente seus pais. É preciso estar atento a como nos relacionamos em casa e na frente de nossos filhos. A vida familiar é um eterno aprendizado tanto para os pais e principalmente para os filhos. Tomo aqui o texto de Eclesiástico que diz “Ensina teu filho e ocupa-te com ele, para que não venhas a sofrer com a sua depravação”. (Eclo 30,27). Hoje, em nossos tempos parece que correção, ser exemplo, parece que saiu de “moda”. As crianças fazem o que quer, estão sem limites. Daí a recomendação do texto “Ensina teu filho...” Peça ao Espírito Santo inspiração e direção para agir nesse momento. Abre o seu coração de pai e mãe para Deus, permita que você seja curado primeiro, a partir de sua mudança principalmente no linguajar, seu filho também aprenderá novas posturas.

 

Na próxima semana refletiremos sobre OS INSACIÁVEIS – “Só mais uma tijelinha! Eu juro!


Deus abençoe sua semana.