Vamos falar sobre o corpo? (Parte VIII) - Acne

 


“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu” (Ecle 3, 1)

Dá até um certo desespero nos adolescentes ao lidar com a questão da acne. E nós, adultos, muitas vezes, acabamos aumentando a ansiedade dos adolescentes ao olhar para suas peles, aconselhando tratamentos mirabolantes ou oferecendo “Me deixa espremer a sua espinha?”. Sabe qual a melhor forma da gente ajudar os adolescentes neste tempo? Ajudando a entender o que acontece com eles.

Na adolescência, por vezes também na fase adulta, pode ocorrer que a pele fique mais propensa a cravos e espinhas. Por que isso acontece? Já vimos que, na puberdade, há aumento significativo dos hormônios masculinos e femininos. E estes hormônios favorecem o aumento da secreção das glândulas sebáceas. Então, aparecerão cravos e espinhas nas regiões do corpo onde têm mais destas glândulas como rosto, peito e costas. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a acne é causada por uma infecção (por bactérias) ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Então, formam-se os cravos nos poros da pele. Quando o material dos cravos se rompe, geram as espinhas. Existem vários graus de acnes e eles serão tratados conforme a orientação de dermatologistas, se for o caso. E passa com o tempo. Há casos que precisam de cuidados mais especiais e podem seguir ao longo da vida. Mas, de uma forma geral, passa. Há um tempo para cada coisa.

O que pode ser feito, então? Primeiro, não apavorarmos os adolescentes. Após explicá-los o motivo principal da acne, dizer que “Para tudo há um tempo”. Podemos ajudar nossa pele lavando o rosto com sabão neutro, lavar as mãos sempre, evitando tocar os locais com acne sem necessidade, manter cabelos longe da face. E se a acne estiver de forma exagerada, procurar um dermatologista. Não utilizar medicações sem orientação médica. Uma dica importante: NÃO ESPREMA ESPINHAS. Isto pode piorar a situação, levar à cicatriz. Afinal, nosso corpo é templo do Espírito Santo e devemos cuidar dele, não é mesmo? Paciência... Tudo passa... As espinhas também. Sabe o que não passa? O amor de Deus.

Espero ter contribuído. Na próxima semana, veremos sobre o anticoncepcional e o corpo das adolescentes. Não deixe de ver as outras postagens. Deus abençoe. Paz e bem.

Iacy Batista Garcia