Amar de corpo e alma

Já vimos que amar é uma atitude de entrega, de doação. É nosso chamado enquanto filhos de Deus. O corpo e a alma devem expressar o amor. Mas o que é alma? O YOUCAT, n. 62, nos apresenta que “A alma é o que faz cada pessoa ser humana”; a alma é o que a pessoa traz no seu íntimo e que torna o ser humano único, inconfundível para Deus. “A alma humana é criada diretamente por Deus” (YOUCAT, n.63). Somos formados por corpo e alma. E, se assim somos formados, somos chamados a amar de corpo e alma.

O evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 34 a 40, mostra uma das situações em que Jesus foi colocado à prova por um doutor da Lei. O doutor da Lei perguntou para Jesus qual era o maior mandamento. Jesus relembrou o que está no livro de Deuteronômio, capítulo 6, versículo cinco: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, de toda a tua alma e de todo o seu espírito”. E Jesus aponta, ainda, o segundo maior mandamento, semelhante a este: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). E acrescentou: “Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22, 40).

O amor é dom de si na comunhão e na amizade com Deus e com os outros. Primeiro com Deus. Minha amizade com Deus se dá na vida de oração, na leitura e reflexão da palavra de Deus, em uma vida cheia da inspiração do Espírito Santo. Se tenho uma boa amizade com Deus, terei uma boa amizade comigo e com o outro. Expresso o meu jeito de ser, meu jeito de amar conforme o que o Senhor gostaria que eu fizesse. Não porque o Senhor impõe assim, mas porque Ele sabe que vai me fazer bem e fazer bem ao outro também. O jeito que entendo o amor influencia em minha afetividade e sexualidade.

Marcas de amor atingem corpo e alma. Se amo, meu corpo percebe, o outro percebe. Marcas de violência atingem corpo e alma também. Quando estou triste, meu corpo expressa tristeza, por exemplo, pelas expressões no meu rosto, pela forma como eu ando. Quando estou contente, meu corpo pode expressar o contentamento pelo sorriso. Muitas vezes, não conseguimos expressar amor porque temos a alma machucada pelas experiências que passamos. E Deus tem o desejo de sarar os machucados de nossa alma, aquilo que, muitas vezes, chamamos “coração”. E a cura de nossa alma pode levar a cura de nosso corpo também. Mas vamos deixar este assunto para uma próxima vez. Por ora, vamos lembrar que somos chamados a amar de corpo e alma. Vem, Espírito Santo! Eu quero amar de corpo e alma.

Este texto pode proporcionar uma boa reflexão com adolescentes... Até a próxima semana. Paz e bem.