A complementariedade que leva ao amor


“Deus criou o homem a sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher” (Gênesis 1,27)

Se homem e mulher foram criados à imagem de Deus, ambos são chamados ao amor, a uma amizade saudável um com o outro, em um aprendizado constante que exige renúncias e afasta o egoísmo.

O documento Sexualidade humana: verdade e significado apontam que “Feminilidade e masculinidade são dons complementares, pelo que a sexualidade humana é parte integrante da capacidade concreta de amor que Deus inscreveu no homem e na mulher” (n. 10). Ou seja, em suas formas diferentes de ser e amar, homens e mulheres se complementam. Desta forma, percebemos que o homem não é superior à mulher e a mulher não é superior ao homem.
Muitas vezes, trazemos em nossa história experiências que dificultam a visão dessa complementariedade. Por isso, é preciso deixar que Deus nos ame e nos cure. Há em nossa sociedade ideias contrárias à uma relação saudável de amizade e cooperação entre homens e mulheres que nos levam a pensar que um sexo é inferior a outro. tais ideias nos afastam da essência ao qual somos chamados a ser: “Deus, que é o amor e o arquétipo da comunhão, criou o ser humano ‘homem e mulher’ para que, em comunhão, fossem um retrato do Seu ser” (YOUCAT, n.64)
Discriminar o outro ou julgá-lo por ser homem ou por ser mulher é, portanto, contrário ao amor. Deus abraça homem e mulher em suas diferenças, esperando que em suas relações saudáveis de amizade se complementem para que sejam reflexo dEle.

Você pode promover uma roda de conversa com os adolescentes usando este pequeno texto. Leia e releia os outros posts sobre Afetividade e Sexualidade. Vivamos, pois, uma relação de amizade saudável entre nós. Até a próxima. Paz e bem.

Iacy Batista Garcia