Dinâmica: “Entregando minha história aos pés da cruz de Jesus”



IDADE: a partir de 11 anos.

CITAÇÃO BÍBLICA:

“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Filipenses 4, 6).


MATERIAL: Papel Kraft ou cartolina ou qualquer outro material que permita fazer um cartaz, lápis de cor, canetas hidrocores, imagens de revistas ou jornais, cola, tesoura. Uma mesa, formando um pequeno altar com o crucifixo, podendo acompanhar a imagem de Nossa Senhora.


COMO FAZER?

Ler a citação de Filipenses capítulo 4, versículo 6, seguida de uma pequena pregação.  Explicar o que é ação de graças, o que é súplica e que Jesus recebe tudo isso. Após a pregação, pedir para que cada adolescente desenhe, cole gravuras fazendo cartaz (cada um faz o seu) que represente sua família, aquelas pessoas que moram com eles. Deixem que retratem em cartazes da forma que quiserem.

O evangelizador ou evangelizadores produzirão seus próprios cartazes também. Dar o tempo possível para que todos façam seus cartazes. Quando todos acabarem de elaborar seus cartazes, os evangelizadores podem apresentar os seus primeiro. E, depois, perguntar quem vai querer apresentar também. Aqui, ressaltamos cuidado e zelo, de forma a evitar exposição desnecessária. Acolher em um abraço os que estiverem emocionados. É interessante perceber que os próprios adolescentes poderão se acolher neste momento com abraço ou com palavras de amizade e carinho. Pode acontecer naturalmente. Terminadas as apresentações, dizer que agora, cada cartaz será entregue para Jesus, lá na cruz. Cada um sairá do seu lugar, indo até a cruz, com uma música que reforce este momento de entrega a Jesus. Ao final, dizer que Jesus recebeu tudo isso, seguida de uma oração de agradecimento. Agradecer por termos uma história e por Jesus estar conosco, acolhendo esta história. Perguntar quem mais quer dizer alguma coisa sobre este momento. Encerrar com uma oração à Nossa Senhora.

Esta dinâmica, de forma geral, permite perceber que, de fato, temos sentimentos e temos uma história. E que os sentimentos são amorais, ou seja, não estão certos ou errados, mas fazem parte de nós e o que fazemos a partir deles pode ou não ser bom para nós e para os outros. Exemplo: “Tenho raiva do meu pai. Mas o que eu faço a partir da raiva? Eu me vingo? Ou eu assumo que estou com raiva e busco alguém de confiança para conversar?” É um exercício, também, para entregar a Jesus tudo o que vivo: aquilo que é ruim, mas aquilo também que é bom, como uma forma de agradecimento a Deus.

Em meio à dinâmica, os adolescentes podem identificar sua história no outro ou, ainda, perceberem a oportunidade de exercer a acolhida do outro que tem uma situação diferente. Não forçar a participação deste momento para quem não quiser confeccionar ou apresentar o cartaz. Mas, mantenha quem não quiser participar próximo a você ou a outro evangelizador durante a dinâmica. E motive, mesmo sem cartaz, que a pessoa apresente a sua história, sua família aos pés da cruz de Jesus, oferecendo ir com ele na amizade até a cruz. A dinâmica é uma forma de oração. E os adolescentes vão reconhecer na cruz de Cristo um lugar de entrega das alegrias e tristezas da vida.

O Papa Francisco, na exortação apostólica pós sinodal sobre a juventude Christus vivit (que quer dizer Cristo vive), traz o seguinte no número 83 que as pessoas mais jovens têm gravadas em sua alma as experiências e tristes recordações, frustrações que podem ser causados por discriminações e injustiças. Tudo isso pode levar os jovens a não se sentirem amados ou reconhecidos. Papa Francisco complementa que Jesus se faz presente nestas cruzes, oferecendo amizade, alívio e sua companhia que cura, trazendo paz ao coração.

No marcador “Conhecimento e aprofundamento” aqui do blog, você encontrará importantes apontamentos sobre luto e emoções. A leitura e reflexão postadas vão lhe auxiliar para preparação deste momento proposto aqui.

Leia e releia, também os outros posts: AQUI 

Deus abençoe até a próxima. Paz e bem.
Iacy Batista Garcia