Dinâmica: Retirando os entulhos para dar lugar ao que é bom


Idade:
a partir de 11 anos.

Citação bíblica: “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos” (Filipenses 4, 8)

Material: Papel sulfite, lápis de cor, canetas hidrocores, canetas comuns. Uma mesa, formando um pequeno altar com o crucifixo, podendo acompanhar a imagem de Nossa Senhora e um cesto contendo papeizinhos com várias palavras, termos da Bíblia que se relacionem à citação bíblica.

Como fazer? Ler a citação de Filipenses capítulo 4, versículo 8, seguida de pequena pregação. Você pode usar o vídeo como uma forma de inspiração para este momento. A essência desta pregação é que, se por muitas vezes, nossos pensamentos estão muito confusos, fica difícil perceber aquilo de bom que ocupa ou deveria ocupar meu coração. Pedir para que os adolescentes escrevam ou desenhem aquilo o que os confunde, incomoda em uma folha sulfite. O evangelizador ou evangelizadores farão o mesmo. Dar o tempo possível para que todos façam seus cartazes. Quando todos acabarem, os evangelizadores podem apresentar o que fizeram. E, depois, perguntar quem vai querer apresentar também. Aqui, ressaltamos cuidado, zelo de forma a evitar exposição desnecessária. Dizer, agora, que cada folha será entregue para Jesus, como uma forma de oração, lá na cruz. É importante que cada pessoa saia do seu lugar e vá até a cruz, com uma música tranquila, que indique a importância deste momento. Retirar do cesto ao lado, um papel. Nestes cestos, estarão papéis com escritos com o que deve ocupar a mente, o coração que se deve prestar mais atenção e exercitar durante a semana. Para elaborar estes papéis, reze com a Bíblia e busque nela palavras e termos diversos para colocar nos papeizinhos. Ao final, dizer que Jesus recebeu o que foi apresentado aos pés da cruz. E que, agora, tem mais espaço no coração para pensar e viver o que está no papelzinho. Encerrar o momento com o agradecimento a Deus. Perguntar quem mais quer dizer alguma coisa sobre este momento. Encerrar com uma oração de Nossa Senhora.

Exemplo do que colocar nos papeizinhos: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade” (I Jo 3, 18)”. Gesto concreto: ajude alguém que precisa.

É importante incentivar os adolescentes a expressarem o que sentem, o que acontece com eles, sem forçar. Assim, vai se criando um ambiente de confiança, contribuindo para que sua afetividade e sexualidade vão se voltando para o amor. Momentos como este, propiciam cura interior. Em sua exortação apostólica pós-sinodal a respeito da juventude, Christus vivit (Cristo vive), o Papa Francisco aponta o seguinte, no número 83: “Nos jovens, encontramos também, gravados na alma, os golpes recebidos, os fracassos, as recordações tristes. [...] Jesus faz-Se presente nestas cruzes dos jovens, para lhes oferecer a sua amizade, o seu alívio, a sua companhia sanadora, e a Igreja quer ser instrumento d’Ele neste percurso ruma à cura interior e à paz do coração.”

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio. 
Leia novamente os posts anteriores clicando AQUI.
Até a próxima.
Paz e bem.
Iacy Batista Garcia