Evangelização de acordo com a faixa etária - 1 a 3 anos

 

Na semana passada falamos um pouquinho sobre a FASE ORAL  e os sentimentos de CONFIANÇA e DESCONFIANÇA que são gerados na primeira infância. Esta semana iremos abordar a FASE ANAL – de 1 a 3 anos. A relação da criança, antes somente com a mãe, agora é ampliada também ao pai.  Nesta fase a criança está aprendendo a controlar os esfíncteres.

A criança poderá desenvolver: AUTONOMIA - poder de elaborar seus produtos (coco e xixi), se o sentimento de confiança da fase anterior foi elaborado, crescerá seu sentimento de autonomia e irá gerar independência, emancipação da criança. Ou poderá gerar DÚVIDA OU VERGONHA, quando a criança é exposta ao ridículo devido não ter o controle dos esfíncteres.

COMO EVANGELIZAR?

                Histórias rápidas com enredo simples, com personagens da vivência das crianças. Elas gostam de histórias de bichos, brinquedos e seres da natureza humanizados.

                Os fantoches continuam sendo o material mais utilizado, a música também exerce grande fascínio na criança.

                O evangelizador deve falar do Papai do Céu, da Mamãe do Céu, Anjinho da Guarda, orações curtinhas onde eles têm que repetir. A oração deve respeitar a criança que ainda está na fase do egocentrismo onde tudo diz “ eu, meu”, e não divide. Aos poucos levar a repartir. Ensinar a ler a Bíblia com o dedinho e ouvir o Papai do Céu falando  através do barulhinho. Contemplar a natureza, observando, louvando e agradecendo ao Papai do céu por tudo. Nesta fase a criança imita o adulto em tudo, portanto irá acompanhar rezando o terço, fazendo reverência, sinal da Cruz, copiando as atitudes e ações do adulto. E que os pequenos cresçam como Jesus: “Em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” Lc 2:52

ORAÇÃO DE CURA DIRECIONADO:

- PARA O AUTO CONTROLE;

- PARA O PERDÃO POR EXPOSIÇÃO AO RIDÍCULO;

- PARA A ORAÇÃO UTILIZAR BONECAS, CARRINHOS, MASSINHAS, PEQUENAS ORAÇÕES;

Uma frase para esta etapa: “Eu sou o que posso querer livremente”