Hábitos: “PROBLEMAS COM O USO DO BANHEIRO – Estou sentindo um cheirinho estranho por aqui...”


CONVERSA DE PAI E MÃE (TEXTO 12)

Comportamento

Usar as calças como banheiro... isso também é mau hábito?

Seu filho de repente passa a exalar um odor um pouco desagradável...Pior: há crianças que fazem isso em lugares estranhos. A escolha do local pode ser um processo bastante criativo, como quando os meninos encontram prazer em fazer xixi embaixo das escadas...e põe a culpa no cachorro...

Seu filho sabe como se aliviar sozinho, mas por algum motivo, não o faz no local apropriado.

 

Por que acontece

Basicamente, fazer as necessidades em local inadequado é uma forma de rebelião.

A primeira atitude é rebelião contra os pais, a outra, rebelião é contra as obrigações da vida.

Comumente se ouve “Não quero deixar de brincar para ir ao banheiro”. Isso acontece também quando se está “anestesiado” pelo programa de tv favorito. Minha filha costuma dizer que muito tempo na frente da tv deixa a criança “burra”, tonta. Elas ficam tão hipnotizadas que geralmente “escapa” o xixi, ou vão desesperadas para o banheiro.

 

Sua reação

Você começa a tremer quando seu filho está se tornando impopular entre os amigos...

Para os pais isso não é apenas desagradável, mas constrangedor...

 

Medidas práticas

 - Monte um kit para acidentes. Diga a ele: “Acidentes podem acontecer. Vou mostrar como você pode se limpar.” O kit pode conter um saco plástico para as calças sujas, um pacote de lenços umedecidos, sabonete, toalha e uma muda de roupa limpa.

- Explique-lhe as consequências de não se limpar adequadamente. Peça que espere no banheiro até que esteja pronto para a limpeza. Deixe alguns brinquedos lá para essa ocasião.

- Diga a seu filho que o ama e encoraje-o com comentários sobre sua crença na capacidade dele em superar essa fase.

- Não exagere. Se você tentar obrigar seu filho ao uso do banheiro, desencadeará um jogo pelo poder.

- Lembre-se que esse comportamento pode ser acidental ou circunstancial (ciúmes pelo nascimento do irmãozinho por exemplo).

- Nunca recompense seu filho com presentes ou dinheiro pelo sucesso de fazer a coisa certa. Amanhã ele poderá voltar a fazer para ser recompensado.

 

Meditação

As crianças precisam sempre ser amadas. Toda forma ostensiva e repressiva de correção desencadeia traumas e bloqueios. Que essa estrofe da canção “A Fonte” de Pe. Jonas Abib nos ajude a orar com nossos filhos: “Dentro de mim há uma fonte. Uma fonte de amor. Dentro de mim há uma ponte para o irmão, para o Senhor. Posso perdoar quem me feriu, até o levantar se ele caiu... Eu tenho paz...Pra perdoar... Eu tenho amor para te dar...” 

Lembre-se dentro de você há uma fonte que pode perdoar, pode amar. Essa fonte é Jesus! Deixe-se conduzir por essa fonte!


Na próxima semana trataremos do tema: QUARTO BAGUNÇADO - Cuidado, zona de perigo!

 Leia as outras postagens AQUI.